Autora : Jussara Cordeiro Guimarães
Ilustrações : Yasmin Félix Viana
e Jussara Cordeiro Guimarães
Revisão de texto: Mariza TaguadaAntigamente, lá no meio da Mata Atlântica...viviam muitas palmeiras que os índios chamavam de Juçara. Quando elas cresciam, eles cortavam seu caule para comer o palmito, que é muito gostoso..Certo dia, um homem da cidade viu um índio catando palmito.
Outros amigos do homem, quando souberam da novidade, também começaram cortar as palmeiras para vender o palmito na feira, até não sobrar quase
nenhuma.
Até que um dia, quando o homem já não encontrava quase nada para cortar, encontrou uma Juçara ainda pequenina, que estava escondida na sombra das outras árvores.
Ele já estava armando o facão para dar o golpe mortal, quando a palmeirinha começou a chorar. O homem, que era ganancioso, mas não era de todo ruim, ficou comovido e resolveu deixá-la crescer.
A juçarinha muito aliviada e agradecida, falou ao homem:
-O senhor sabia que lá na região Norte eu tenho uma prima chamada Açaí? E que as pessoas de lá fazem muitas coisas gostosas com a polpa dos seus frutinhos?
Ao ouvir aquilo o homem, que era muito observador, percebeu que a Juçara tinha frutinhos parecidos com os do Açaí, e decidiu que em vez de cortar o palmito, plantaria outras Juçaras para colher seus frutos.
E não é que deu certo?
Agora todos querem plantar Juçaras para usar a polpa de seu fruto que é muito gostosa e nutritiva, para fazer suco e outras delícias que foram inventando depois.
Na cidade onde o homem morava, todos ficaram contentes com a chegada do progresso sustentável e todos os anos fazem uma linda festa para homenagear a sua palmeira preferida : A Festa da JUÇARA !
Que fofo!
ResponderExcluirMuito bacana!
As ilustrações estão demais!
Obrigada !
ExcluirMuito bonito e instrutivo. Vou escrever uma também sobre a preservação dos tourinhos.kkk
ResponderExcluirMuito legal, adorei. São atitudes como estas educam forma divertida e inteligente!
ResponderExcluirNota 10!
Gostei muito! Ilustrações lindas. Faço a comunicação do Projeto Juçara, pelo Ipema, acha que podemos pensar em imprimir esse material? Se interessar, fale comigo através do www.projetojucara.org.br
ResponderExcluirObrigada
Lenina Mariano
Pode sim, Lenina. Mas tem um pessoal, do projeto "Juçarama" que também se interessou e eu autorizei. Por mim, pode ser usado e divulgado livremente; pois a intenção é levar informação para todos sobre a palmeira juçara. Muito obrigada !
ExcluirSimples e Belo!!
ResponderExcluirAmei!!
Muito obrigada !
Excluir