Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

A CIGARRA, AS FORMIGAS, E OUTROS INSETOS

Autora: Jussara Cordeiro Guimarães
Ilustrações: Desenhos de Jussara coloridos por Yasmin Félix Viana


     A Cigarra que era cantora resolveu virar micro-empresária, e abriu uma casa de shows num jardim, perto de um formigueiro, pensando que suas vizinhas formigas, por trabalharem muito, deveriam ter muito dinheiro para gastar em seu estabelecimento. Porém, os finais de semana chegavam e sua casa de shows ficava quase vazia, e a Cigarra já estava pensando em fechar o negócio, mas antes foi perguntar a uma das formigas porque elas não saíam de casa para se divertir, e a formiguinha respondeu:
- Poxa Dona Cigarra, tanto eu como minhas colegas temos muita vontade de ver a Sra cantar, mas é que durante a semana nós trabalhamos tanto, que quando chega o final de semana, só temos vontade descansar, e além disso nosso salário é tão pequenininho que não sobra nada para o lazer.

     A Cigarra ficou comovida com o problema das formigas e resolveu convocar uma reunião com os outros insetos micro-empresários, entre eles, a Borboleta dona da academia de ginástica, o Besouro que tinha um restaurante, o Grilo proprietário do parque de diversões, a Abelha dona da doceria, a Centopéia gerente da loja de calçados, a Joaninha que tinha um salão de beleza e a Aranha dona de um ateliê de costura.
     Todos estavam insatisfeitos com seus empreendimentos, porque além de faltarem clientes, seus estabelecimentos eram frequentemente invadidos por bandos de moscas pichadoras e baratas assaltantes, que por não conseguirem emprego viviam acampadas perto do cesto de lixo. Foram convidadas para a reunião, também a Formiga operária e a Formiga cabeçuda chefe. Conversaram muito, mas não chegaram a um entendimento, porque a Formiga chefe era muito cabeçuda e como tinha um salário bem melhor que as operárias, estava estressada e com doença funcional, preferiu se aposentar e sumir dali.

      As formigas operárias então tentaram conversar com a Formiga Rainha que era uma mega-empresária, mas esta não quis nem recebê-las. Não tendo outra alternativa, as formigas se reuniram numa assembléia onde ficou decidido que entrariam em greve até que fosse reduzida sua carga horária de trabalho e seus salários aumentados. A Formiga Rainha, não aceitou a proposta das formigas operárias, preferindo demiti-las e fechar o formigueiro, pois era muito rica e poderosa, dona de muitos outros negócios.


     Como as formigas eram muito inteligentes e espertas, formaram uma cooperativa, abriram uma empresa de reciclagem de lixo, onde nenhuma delas trabalhava em demasia, como também dividiam os lucros igualmente, oferecendo emprego até para as baratas e as moscas que optaram por mudar de vida.
     Assim, as formigas, as baratas e as moscas,  passaram a ter tempo e dinheiro para se divertir e cuidar da sua vida particular; podendo comprar doces na doceria da Abelha, sapatos na loja da Centopéia, roupa nova no ateliê da Aranha, freqüentar a academia da Borboleta, o restaurante do Besouro, o parque de diversões do Grilo, e a casa de shows da Cigarra. E a partir daí todos que viviam naquele jardim prosperaram e passaram a ter uma vida mais saudável e feliz.




Moral da história : Uma distribuição justa de renda e trabalho é a base mais sólida para uma sociedade próspera e feliz.